Para que a água seja utilizada para realizar algumas atividades rotineiras em seu apartamento, é possível contar com o auxílio de um sistema de aquecedor de passagem para apartamento, onde você poderá ter água quente em vários pontos da casa.
Em um apartamento, para que seja possível realizar uma boa distribuição da água quente em vários pontos, é importante verificar a distância entre o aquecedor e os pontos de consumo, e neste ponto podemos verificar que quanto menor a distância melhor será a distribuição. Para isso também é importante que seja verificado um local de fácil acesso para que futuramente seja realizada a manutenção de forma correta deste sistema de aquecimento de água.
É importante que dentro do apartamento que será utilizado o sistema de aquecimento a gás, a instalação aconteça em um ponto onde possua uma grande ventilação permanente, uma vez que durante o aquecimento da água serão liberados gases que poderão auxiliar na realização desta atividade.
Sistema do aquecedor de passagem
Com este tipo de aquecedor a gás, a água será aquecida na medida em que ocorrer a sua passagem por um sistema de serpentina que fica ao redor de uma câmera de combustão, sendo este o local onde a chama fica acessa. Neste modelo de sistema não existe a necessidade de um reservatório onde a água chega para ser aquecida e então ser distribuída para os vários pontos necessários.
Uma vez utilizado um sistema de passagem, como o próprio nome já diz, a água será liberada a partir do momento em que for ligado o registro e ela passar por alguns canos de cobre onde será liberada a chama que irá esquentar a água. A chama que é utilizada para esquentar a água, é mantida pelo gás GN ( Gás Natural) ou GLP ( gás liquefeito de petróleo, que também pode ser conhecido como gás de cozinha0. Em seguida a água será distribuída para os pontos desejados, como por exemplo no chuveiro e na pia do banheiro ou também na pia da cozinha.
Aquecedor de passagem para apartamento
Dentro de um apartamento é possível que o sistema de aquecimento seja instalado na área de serviço, de forma que estará próximo a janela e tendo uma área de ventilação permanente no local não irá existir qualquer problema, no caso de ocorrer um pequeno vazamento de gás.
Para a instalação hidráulica a alimentação do aquecedor deve ser direta da caixa d’água frias e executada em material resistente à temperatura máxima admissível da água quente durante todo o trajeto. Durante a instalação deve ser realizado o isolamento da tubulação de água quente em todo o seu trajeto com o objetivo de minimizar as perdas de calor para o ambiente.
Para que os profissionais devidamente qualificados para realizar a instalação do sistema de aquecedor de passagem em apartamento, é importante que seja realizado antecipadamente um projeto, onde parte deste projeto para o uso do gás natural está a adequação dos locais onde os aparelhos são instalados, garantindo a segurança, o conforto do consumidor e a melhor eficiência no uso do aparelho. A adequação do ambiente deve ser realizada de acordo com a norma NBR 13103, a qual especifica os requisitos mínimos exigíveis para projeto, construção, ampliação, reforma e instalação de aparelhos a gás para cocção, aquecimento de água, aquecimento de ambiente, refrigeração, lavagem, secagem, iluminação, decoração e demais utilizações de gás combustível em ambientes residenciais.
Para que o sistema de passagem possa ser controlado de forma adequada dentro de um prédio e de forma exclusiva em um apartamento, é importante possuir um sistema de controle para que seja possível otimizar o funcionamento dos sistemas de forma que seja permitido um melhor aproveitamento do calor que é emitido através deste sistema e logo reduzir as perdas térmicas do sistema.
Entre em contato com a Energy Aquecimentos e solicite um orçamento, para que seja instalado o sistema de aquecimento mais adequado para o seu apartamento.