Tipos de aquecedores de ambientes
Os aquecedores de ambiente se dividem em aquecedores de halogênio, aquecedores a resistência, termo ventiladores, aquecedores a óleo, aquecedores termo cerâmicos e aquecedores a gás.
O aquecedor de halogênio possui movimento lateral para garantir uma melhor distribuição do calor, consiste de lâmpadas de halogênio de baixo consumo e alta durabilidade que produzem o calor que é transmitido para o ambiente.
O aquecedor elétrico funciona como uma resistência que aquece o ar de forma rápida e uniforme, em geral, esses aquecedores podem ser portáteis, pois têm dimensões menores em relação a outros modelos.
O termo ventilador é alimentado por eletricidade, funciona com uma resistência e é bastante simples. Esse modelo de aquecedor possui um ventilador acoplado ao sistema, o que melhora a eficiência e a velocidade de distribuição do ar quente. São pequenos e bastante fáceis de transportar, porém ressecam o ar e fazem barulho devido à ventoinha.
O aquecedor a óleo possui uma resistência interna que aquece um óleo o qual circula por uma serpentina. Diferente do modelo anterior, este possui silencio absoluto e não resseca o ar. O óleo ainda mantém o ar aquecido por mais tempo, o que aumenta o conforto.
O aquecedor termo cerâmico consiste de uma resistência que aquece um material cerâmico que a envolve. Além da velocidade com que aquece o ar, tem como principais vantagens o fato de proporcionar um aquecimento bem distribuído e, pelo fato da cerâmica não ultrapassar a temperatura desejada devido à sua composição, costuma ser bastante econômico.
Aquecimento de piso radiante
O piso radiante é particularmente indicado para uso em banheiros, onde geralmente se aplica revestimento frio, e no qual estamos descalços. O piso fica quente e confortável, e o ambiente é aquecido com baixo custo gasto de energia.
Consiste de um cabo de aquecimento elétrico, conhecido como cabo radiante, que é aplicado sob o piso de acabamento, como cerâmica e madeira. Sob o cabo é colocada uma camada de isolante térmico. Este cabo percorre toda a área do ambiente e é ligado à fonte de energia que o aquece; O calor que o cabo gera aquece o piso e se espalha pelo ambiente por meio do ar.
Existem dois tipos de pisos aquecidos, os hidráulicos e os elétricos. No sistema hidráulico, o aquecimento ocorre através de uma tubulação com água aquecida a gás que passa por baixo do concreto. Já no sistema elétrico, o aquecimento é realizado por resistências elétricas em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas abaixo do concreto.
Vantagens do piso aquecido
Sem dúvidas, ter uma casa com piso aquecido é sinônimo de conforto durante o inverno. A principal vantagem deste tipo de piso, em relação aos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores portáteis, é que ao invés de aquecer apenas um ambiente, você pode aquecer toda a casa de uma vez só e de forma homogênea.
Com o piso aquecido, o ar fica mais leve e passa subir naturalmente, aquecendo o ambiente todo de forma suave e agradável, e não possui abafamento, ruído, ressecamento ou ocupando espaço, como no caso dos ar-condicionados.
Aquecimento de paredes
Os aquecedores de parede do tipo convectivo, são aparelhos especialmente desenhados para aquecerem o ar ambiente, e para proporcionarem temperaturas agradáveis. Gera calor, principalmente, entre a parede e o aparelho, o que faz com que o ar fique aquecido de forma eficiente. Cerca de 90% do calor produzido pelo painel é gerado entre ele e a parede e apenas 10% é do calor é irradiado pela parte frontal, o que o torna mais seguro para as pessoas.
As placas radiantes de parede e teto são desenhadas para aquecer as pessoas que se encontram na área para as quais os aparelhos estão focados, elas aquecem pouco ou relativamente pouco o ar ambiente.
Uma das principais diferenças entre os aquecedores de parede do tipo convectivo e os aquecedores mais comuns está na forma como as suas superfícies alargadas difundem o calor, podem distribuir o calor de forma mais eficiente, ou em maiores quantidades.
Vantagens das placas radiantes em relação às placas convectivas
As placas radiantes são capazes de começar a aquecer imediatamente o as pessoas situadas no seu raio de alcance. Porém, não espere resultados espetaculares, as placas radiantes ou as placas convectivas não envolvem uma nova tecnologia de aquecimento ou qualquer vantagem substancial em relação aos pequenos aquecedores elétricos.
Não se esqueça de que as placas radiantes devem ser desligadas sempre que não tiver gente no ambiente, pois não estão desenhadas para aquecerem o ar ambiente. As vantagens em termos de poupanças elétricas das placas radiantes dependem fundamentalmente da forma como são usadas.