Instalação com Acoplador

acoplador

Tubo do aquecedor solar a vácuo acoplado

Acoplado é um conjunto pré-montado de fácil instalação. O reservatório e o coletor estão arranjados sobre o telhado, e também, possui uma mini caixa de água para o abastecimento do sistema. Indicado para residências prontas e casas populares.

O acoplador eleva a temperatura de 70 graus para 90 graus, resistente a chuva e granizo, fácil de ser montado, ideal para famílias que querem economizar e vivem de forma ecologicamente correta, sistema de tubo a vácuo acoplado com isolamento térmico, que garante água quente e pode ser usado em locais planos quanto telhados inclinados.

O que é aquecimento solar?

O aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho, piscina e processos industriais. É largamente empregado na atualidade para produção de energia térmica solar e baixa temperaturas.

Basicamente este sistema é composto por dois elementos, os coletores solares, as placas de captação, que vemos frequentemente nos telhados, e o reservatório de água quente, conhecido como boiler.

Os coletores são formados por uma placa de vidro que isola do ambiente externo aletas de cobre ou alumínio pintadas com tintas especiais na cor escura para que absorvam o máximo de radiação. Estas placas coletoras podem ser dispostas sobre telhados e lajes, a quantidade de placas instaladas varia conforme o tamanho do reservatório, o nível de insolação da região e as condições de instalação.

Os reservatórios devem ser instalados o mais próximo possível das placas coletoras, para evitar perda de eficiência do sistema, de preferencia devem estar sobre o telhado, pois dessa forma evita a perda de calor no ambiente. Em casos específicos, que o reservatório não possa ser instalado acima das placas coletoras, podem-se utilizar bombas para promover a circulação da água.

Os aquecedores podem ser instalados em edifícios novos ou durante reformas, Os fabricantes costumam realizar estudos e avaliar a quantidade necessária de coletores para cada caso, consequentemente, o custo correspondente do sistema.

Porque utilizar energias renováveis?

Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, mas é importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o uranio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.

A energia solar pode ser convertida em eletricidade ou em calor, como por exemplo, os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para o aquecimento do ambiente ou de agua.

A energia eólica é a energia dos ventos, que pode ser convertida em eletricidade através de turbinas eólicas ou aero geradores.

A energia da água dos rios, das marés e das ondas, também conhecidas como energia hídrica, pode ser convertida em energia elétrica, como por exemplo, as barragens.

A energia geotérmica pode ser convertida em calor para o aquecimento do ambiente ou da água.

Energia solar, vantagens e desvantagens 

Energia solar é a energia produzida pelo sol e é convertida em energia útil pelos seres humanos. O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma serie de tecnologias no aproveitamento de energias renováveis, como é o caso da energia solar.

Atualmente, o sol produz quatro milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

A energia solar não polui durante seu uso, a poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente.

Em países tropicais, como é o caso do Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. É muito utilizada em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

A energia solar também possui desvantagens, entre elas, as formas de armazenamento de energia solar são pouco eficientes quando comparadas aos combustíveis fosseis e a energia hidráulica. Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, e os países de media e alta latitude sofrem quedas bruscas durante os meses de inverno, devido à menor disponibilidade diária de energia solar.

Painel solar fotovoltaico

Os painéis solares geram energia elétrica grátis a partir do sol e de forma muito simples, sem mecanismos moveis, sem gerar resíduos e sem necessidade de manutenção. O painel solar é um dos principais componentes da energia solar, e é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que geram energia através da luz do sol. Quando o sol atinge a célula os elétrons se movimentam gerando energia elétrica.

Existem inúmeras variações de painéis fotovoltaicos, a escolha dos tipos e da quantidade de painéis depende das demandas de uso da energia e do local da instalação do sistema de energia solar.

Os painéis solares monocristalinos são mais eficientes e feitos de células monocristalinas de silício. O silício utilizado deve ter elevada pureza, o que envolve um processo complexo para fabricar os cristais únicos de cada célula.

Os painéis solares policristalinos são um pouco menos eficientes que os monocristalinos, nestes painéis as células são formadas por diversos e não somente um cristal, dando uma aparência de vidro quebrado à célula.

Nos painéis de filme fino, o material é depositado diretamente sobre uma superfície, como metal ou vidro para formar o painel. São muito mais baratos e também muito menos eficientes.